Prêmio IBEF de Sustentabilidade 2013
No último dia 30/07, ocorreu mais uma edição do Prêmio IBEF de Sustentabilidade, durante almoço na sede Centro do Jockey Club Brasileiro. Cerca de 350 pessoas estiveram presentes na Solenidade de Certificação e Premiação, patrocinada pela Petrobras, Sebrae, Deloitte e Oi.
No total, 82 cases foram inscritos, mas apenas 25 aprovados, pela banca examinadora, para certificação. A novidade da terceira edição foi o acréscimo da premiação para micro e pequenas empresas, demonstrando a importância das boas práticas para a sustentabilidade desses negócios na economia brasileira. Dentre os cases das empresas aprovadas, duas foram premiadas com o Troféu Ecosofia, em cada categoria – uma sendo micro ou pequena empresa, outra sendo média ou grande empresa.
Vencedores
AgroTools e Petrobras Distribuidora (Administração de Conflitos); Saúde Criança e Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE (Estrutura da Operação); i9Brasil e Sá Cavalcante (Gestão); E-Ambiental e Votorantim Industrial – VID (Governança); Reserva Real e Correios (Valorização).
Certificados
- Administração de Conflitos: AgroTools; COMTEX; Petrobras Distribuidora; TAESA.
- Estrutura da Operação: Drogaria São Bento; Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE; Grupo Pão de Açúcar; INFRAPREV; INVEPAR; Saúde Criança.
- Gestão: AMATA; I9 Brasil; Sá Cavalcante.
- Governança: ALL – América Latina Logística; E-Ambiental; SulAmérica S.A.; Votorantim Industrial – VID.
- Valorização: Atlas Táxi Aéreo; Correios; Ipiranga; L’oreal Brasil; Precon Engenharia; Reserva Real; Excelsior; Valid S.A.
História
O Prêmio IBEF de Sustentabilidade foi criado em 2010 e desenvolvido para orientar a atuação das empresas nos diversos aspectos que envolvem o tema, tais como: a responsabilidade ambiental, justiça social, viabilidade econômica, gestão, administração dos conflitos, governança e estrutura da operação. O direcionamento estratégico foi baseado no livro “Avaliação de Investimentos Sustentáveis”, de autoria de Marcos Rechtman (Diretor do IBEF) e Carlos Eduardo Frickmann (Professor da UFRJ). Os autores, por meio de pesquisas, estudos e orientações de profissionais da área, estabeleceram conceitos de direção e gestão empresarial – a Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade – caracterizando e disseminando a responsabilidade sócio-ambiental como paradigma complementar a performance econômico-financeira.
Confira fotos do evento: